A união entre Marketing e Vendas vem crescendo nos últimos tempos e ganhando espaço no mercado. Isso porque os setores vêm se alinhando cada vez mais na hora de conversar com o cliente. E, a partir dessa troca, surgem termos como Vendarketing (vendas + marketing), ou Smarketing (sales + marketing). Estes agregam um valor ainda mais especial a essa nova forma de captar e se relacionar com os leads. 

Mas afinal, por que vale a pena alinhar essas equipes na hora de captar leads e transformá-los em clientes?

A resposta é simples! As empresas que conseguem manter marketing e venda alinhados, tendem a alcançar um crescimento significativo no seu negócio. E mais, ela também tem chances de gerar mais receita a partir do marketing. Ou seja, além de trazer mais valor à sua marca, com diferentes pontas tendo um mesmo discurso, ainda gera mais retorno para o seu negócio. 

Agora, para entender como tudo isso funciona, separei aqui as melhores práticas para atingir um vendarketing de sucesso com o máximo de eficiência e rapidez. Olha só:

1. CONSTRUA PERSONAS COM BASE NAS EXPERIÊNCIAS DAS EQUIPES

Personas são peças-chave tanto para o departamento de marketing quanto para o de vendas. Isso é, o primeiro precisa construir um conteúdo próprio para o seu público. Já o segundo precisa personalizar o contato com o cliente a fim de atrair o lead. 

Se ambos fazem uso de uma mesma sistemática que atinge públicos semelhantes, por que não unir os dois em busca de uma persona mais completa? Certamente as diferentes experiências e técnicas de cada grupo de profissionais vão ajudar a chegar ao melhor resultado possível. Isso, sem contar que todos terão um conhecimento mais aprofundado sobre a persona. Assim, as tomadas de decisão são facilitadas e possuem embasamento adequado.

2. ESTABELEÇA UM ACORDO FORMAL DE TRABALHO

É preciso definir os limites de cada área por meio de um acordo formal de trabalho, também conhecido como Service Level Agreement (SLA). Para isso, pense em questões como: em que parte do funil o lead deixa de ser responsabilidade do setor de marketing e passa para o de vendas? Quantos leads qualificados devem ser entregues por mês? Como o setor de vendas deve agir com esses leads para não perder boas oportunidades? 

Acertar as responsabilidades de cada área, com antecedência, fará com que as expectativas sejam controladas e as oportunidades sejam melhor aproveitadas.

3. USE O MATERIAL DO MARKETING PARA NUTRIR OS LEADS EM VENDAS

Por fim, mas não menos importante, é garantir que a equipe de vendas use parte do material criado pelo marketing para alimentar o interesse dos leads conforme eles vão avançando pelo funil. Com isso, a pessoa envolvida já conhece a linguagem do material e tem mais facilidade em se identificar com a mensagem. Além de, claro, aproveitar recursos que a empresa já possui.

Agora que você já conferiu algumas das razões que provam o valor do alinhamento entre marketing e vendas e aprendeu como colocar essa ideia em prática, queremos deixar claro que os setores não precisam competir entre si, certo? Muito pelo contrário! Com esse ajuste, a comunicação será melhor, os esforços serão adequadamente direcionados e os resultados logo serão notados! Então o que ainda está esperando para aplicar o vendarketing na sua empresa?

Gostou desse conteúdo? Aproveite para conferir mais no nosso blog e em nossas redes sociais: Instagram, LinkedIn e Facebook.