Para obter sucesso em uma empresa, é um diferencial imprescindível investir em uma boa comunicação com clientes. Seja na hora de nutrir a relação com compradores antigos ou atrair novos. Por isso, o texto de hoje trouxe uma reflexão sobre as dores do profissional de marketing, através de 4 erros na comunicação das marcas com seus clientes.

1. Falar com todo mundo, não falando com ninguém

Normalmente, quando você está começando e não entende muito sobre segmentação, você simplesmente envia o mesmo e-mail para toda sua base de clientes (e, às vezes, mesmo depois de entender, alguns profissionais continuam enviando). 

Contudo, a segmentação tem um papel muito forte na efetividade da comunicação, e, hoje em dia, cada vez mais profissionais de marketing têm percebido e feito mudanças de ferramentas focadas nisso.

2. Falta de conhecimento do cliente

A falta de conhecimento detalhado do cliente é uma dor latente dos profissionais de marketing, não só quando querem se comunicar com a base, mas para toda a estruturação das campanhas.

3. Não metrificar ou ter metas

Quando se fala em comunicação, acontece muito dos profissionais não saberem como metrificar a eficiência ou não de uma comunicação. Com isso, a dica é: fique atendo as taxas de abertura, aos cliques e a engajamento dos seus clientes com a sua comunicação. E, uma vez por mês, tire um tempo para olhar tudo isso. Assim você descobre quais foram seus maiores acertos e quais os maiores erros.

4. Cliente detratores junto com clientes advogados

O problema de comunicar para toda sua base de clientes, sem nenhuma segmentação, está na união dos clientes detratores com os clientes advogados. Isto é, juntar aqueles que tiveram um experiência ruim ou simplesmente não se identificam com a sua marca, com aqueles que adoram e a defendem. A importância de clusterizar seus clientes existe por isso.


É quase uma terapia quando vários profissionais de marketing se juntam compartilham suas dores. Por isso, gostaria de dar essa dica para você, caro leitor, tenha outros profissionais de marketing no seu ciclo de amizades. As vezes, quando conversamos com alguém de fora, percebemos coisas que podíamos ter feito diferente, ou até que elas acontecem com todo mundo.

Além disso, a dica que queria dar para você é: metrifique tudo! Desde que eu passei a trabalhar com metas, metrificando o que fazemos, aprendi que conseguimos ter mais clareza nos processos.

Buscando mais conteúdos como esse? Acesse nosso blog e confira!

Aproveite para ficar por dentro de tudo que rola no mundo dos dados. Instagram | Linkedin | Facebook