UX Design

Você já deve ter ouvido falar por aí na sigla UX Design, certo? E provavelmente já percebeu como essa profissão tem cada vez mais se difundido, principalmente em empresas de tecnologia. Mas e na prática como isso funciona? Chamamos nossa UX Designer aqui da Iris, a Bianca Santana, para contar um pouco sobre seu dia a dia de trabalho. Ela aproveitou para nos explicar também um pouco mais sobre qual o papel do Ux Design em plataformas de dados. Confira! 

O QUE É UX DESIGN?

UX é uma abreviação do termo “User Experience”, que em português significa Experiência do Usuário. A proposta do UX Design, portanto, é garantir a melhor experiência possível para o usuário através de um layout otimizado e que atenda todas as necessidades tanto das marcas quanto dos consumidores. 

COMO É O TRABALHO DE UM UX Designer?

A Bianca nos contou que o dia a dia de trabalho dela é dividido em duas partes principais: a pesquisa e a produção. 

Durante o processo de pesquisa, nossa UX busca conversar com diversas equipes dentro da Iris, desde o atendimento ao cliente até as lideranças. Assim, ela consegue entender todas as necessidades da plataforma. Além disso, ela também coleta o feedback dos usuários para saber onde e como o produto pode melhorar. 

Desta forma, planejamentos e novas features são desenvolvidas para aperfeiçoar cada vez mais a plataforma de dados da Iris. 

Finalizada a pesquisa, a Bianca parte para o design propriamente dito. Esse é o momento de criar telas, botões e tudo que compõe a plataforma. Além de, claro, deixar tudo alinhado com a nossa identidade visual. 

AFINAL, QUAL O PAPEL DO UX DESIGN EM PLATAFORMAS DE DADOS?

A plataforma de dados da Iris é responsável por centralizar todas as informações dos clientes. Isto é, ela organiza os dados de maneira otimizada para facilitar o dia a dia das empresas que contam com a plataforma. 

Por isso, é extremamente importante que todas as telas sejam bastante intuitivas e de fácil acesso a todos que precisam lidar com ela. Isso serve tanto para analisar as informações coletadas quanto para o disparo de e-mails, pushs e sms. 

Quer saber mais sobre a rotina de um UX Designer? Confira nosso podcast

Você também pode acompanhar mais conteúdos como esse no nosso Instagram e LinkedIn. Siga a gente por lá!

Procurando uma plataforma de dados para ajudar o seu negócio a crescer? Vamos conversar! Basta acessar nosso site e marcar uma demo 😉