Com o CRM, a saga em busca da retenção de clientes ganha um novo significado, onde a otimização e a facilidade imperam. Mas antes de entrar no passo a passo, vamos entender um pouco mais sobre os conceitos.

CRM é a sigla mais comum para Costumer Relationship Management, ou seja, Gestão de Relacionamento dos Clientes. O termo se refere a nada mais do que um método de gerenciamento a partir do uso de dados, onde o cliente é colocado no centro das decisões.

Conheça os detalhes:

Com o CRM é possível ter um conhecimento detalhado sobre o seu perfil, tornando muito mais fácil a construção de uma comunicação personalizada em busca da retenção de clientes. Afinal, a partir do momento que entendemos melhor seu momento de vida também entendemos as suas necessidades.

O CRM Marketing nos permite ir além.

Com ele é possível estabelecer estratégias e táticas baseadas nos conhecimentos prévios a respeito do lead, a fim de gerenciar e estreitar as relações durante todo seu ciclo de vida.

Para isso, contamos com softwares de CRM:

Softwares como o da Íris Data Driven Marketing, centralizam todas as informações em um só lugar, otimizando o contato entre marca e cliente. Essa é uma maneira simples e rápida de transformar as informações sobre seu cliente em uma visão clara das etapas de relacionamento com ele, além de gerar insights para auxiliar no engajamento.

Mas o que a retenção de cliente tem a ver com isso?

Tudo! Já discutimos aqui sobre o que vale mais a pena: reter clientes antigos ou conquistar novos?

Para relembrar: a jornada de compra de um cliente pode demandar um alto custo para a empresa, uma vez que para atrair um novo potencial cliente para o seu site, por exemplo, demanda uma série de investimentos até ter todo o caminho de compra construído. Após a conquista deste cliente, se torna muito mais fácil firmar a relação, pensando sempre em como gerar a melhor experiência possível a partir de estratégias de fidelização.

É claro que você ainda precisa atrair novos clientes, mas mais do que isso, você também precisa conseguir retê-los. E é aí que entra a ferramenta do CRM. 

Confira as 4 dicas que preparamos para você usar o CRM na sua estratégia.

  • Conheça profundamente o seu cliente

A ferramenta de CRM possibilita organizar e gerenciar todas as informações a respeito do seu cliente. Assim, você consegue ter um panorama geral e detalhado de cada perfil, podendo atuar mais precisamente.

Isso acontece porque uma das soluções da Íris é centralizar os dados dos seus clientes a partir de diferentes locais como site, e-commerce ou app mobile, por exemplo.

Em seguida esses dados são consolidados em um Single Profile, ou seja, um perfil único de cada cliente gerando mais facilidade e objetividade para o seu negócio.

  • Acompanhe o histórico de compras e vendas

Além de acompanhar os dados de perfil do seu cliente, você também pode entender um pouco mais sobre os seus interesses de compra e o funcionamento do seu site. A partir de um histórico de vendas, o CRM desenvolve características automatizadas que facilitam a identificação de possíveis erros na plataforma, otimizando a correção e contribuindo para um melhor desenvolvimento do seu e-commerce.

  • Seja encantador

Você não acha incrível quando uma marca que você gosta fala a mesma língua que você? Ser próximo e encantar seus clientes é parte do processo a caminho da retenção. Por isso, conte sempre com o CRM para fazer esse meio de campo e estreitar a relação da sua empresa com seus clientes. 

  • Fidelize!

E assim chegamos em um dos degraus mais importantes: a fidelização. Depois de construir um relacionamento personalizado e afetivo com o seu cliente, chegou a hora de manter ele com você por mais tempo. Com a ferramenta de CRM você tem a possibilidade de criar campanhas pensada especialmente para fidelizar seu cliente e transformar os resultados do seu negócio. 


Quer saber mais sobre o CRM Íris Data Driven Marketing? É só clicar aqui para solicitar uma demo que a gente conta todos os detalhes das soluções incríveis que temos para você. Acesse e confira! 😉