planejamento estratégico

Os panetones já chegaram aos supermercados. É isso mesmo, já chegaram. O momento de fazer o planejamento estratégico de marketing para o Natal é agora. O Natal é uma das principais datas para o calendário dos lojistas, ela gera uma grande expectativa e, independentemente do setor, todos ganham.

Para quem trabalha com e-commerce a data não deve passar despercebida, pois o volume de vendas online vem crescendo ano após ano e cada vez mais os consumidores estão perdendo o receio de comprar pela internet, principalmente agora durante a pandemia.

Assim, você deve pensar no seu planejamento estratégico de marketing para o Natal, focando em como aumentar seu faturamento e fazendo um planejamento de vendas.

Neste artigo vamos citar tópicos importantes que devem fazer parte do seu planejamento estratégico de marketing, para você vender mais ainda neste natal.

1. Imagens de qualidade

Uma das maiores desvantagens que o consumidor tem ao pesquisar produtos na internet é não poder tocar o produto que está querendo comprar.

Porém, há um meio para que a experiência do usuário seja mais positiva quando acessar a sua página de vendas. Usar imagens de alta qualidade dos seus produtos.

Isto pode ser determinante para o cliente decidir se irá comprar de você ou do seu concorrente, afinal, como diz o ditado: a primeira impressão é a que fica.

Então, abuse de fotos de ótima qualidade, se possível contrate um profissional para fazê-las. É importante também que seu produto tenha mais do que uma foto na página, de preferência em ângulos diferentes, buscando sempre algum detalhe que seu produto tenha de diferencial.

2. Páginas de Captura (Landing Pages)

Uma ótima estratégia para o seu planejamento estratégico de marketing para o Natal é o uso de páginas de captura em seu site, pois isto atrai novos leads e traz maior possibilidade de conversão para as compras de fim de ano.

As landing pages devem ser específicas e com temas de Natal para que o cliente possa identificar com maior rapidez e sejam mais atrativas para ele. Desta forma você pode colher dados importantes que ajudarão na estratégia, principalmente na hora de produzir ofertas personalizadas.

Uma dica legal é usar pop-ups na página principal do seu site e em algumas páginas de produtos mais visitados. Esta estratégia também ajuda a captar leads.

Seja qual for a estratégia, ofereça sempre algo em troca das informações dos clientes, como frete gratuito, descontos especiais, maior parcelamento entre outras.

3. Otimize as páginas de seus produtos para um bom planejamento estratégico

Como bem sabemos, as pesquisas feitas pela internet seguem um padrão, onde as páginas que são mais otimizadas aparecem em primeiro lugar nos navegadores.

Então, uma melhor performance nas pesquisas se baseia nas palavras mais usadas pelos usuários. Por isso o título do seu produto deve conter o máximo desse tipo de palavras.

Além do título, você deve se preocupar com a descrição do produto. É aqui que o consumidor vai saber do que se trata, para que serve, qual material é feito, etc.

Procure descrever o máximo de detalhes possíveis e, mesmo que você tenha produtos semelhantes, evite duplicar as informações para a experiência do consumidor não ficar maçante.

Isto também evita que o Google penalize sua página por não ter conteúdo relevante, o que prejudica o ranqueamento orgânico, e dificulta que possíveis clientes encontrem o produto que você está ofertando.

Por falar em Google e ranqueamento orgânico, o Natal não é a única época do ano que você pode aproveitar para melhorar o SEO das suas páginas, isso é um trabalho que deve sempre estar presente no seu planejamento estratégico de marketing.

4. Redes Sociais para o seu planejamento estratégico

Hoje em dia todos sabem do potencial que as redes sociais têm para o marketing e no Natal não será diferente.

Procure traçar um planejamento estratégico onde seus produtos apareçam nesses meios de comunicação, seja de forma orgânica ou seja com anúncios.

O importante é mostrar seus produtos de forma bem criativa e que gere o maior número de compartilhamentos e engajamento possíveis, além das conversões é claro.

Vale utilizar todas as ferramentas que as redes sociais disponibilizam para otimizar suas ofertas, pois cada uma tem uma forma diferente de você se relacionar com os clientes.

Uma super dica final para o seu planejamento estratégico de marketing para o Natal

Como você sabe a decisão de uma compra passa quase sempre pelo emocional da pessoa, então aquele momento da visita na página do seu produto deve ser único para o usuário para que ele não vá ao site do concorrente.

Por  isso que estratégias de marketing são importantíssimas, principalmente para vender no Natal, que é a melhor época para todos os que vendem produtos.

Criar sua estratégia em cima de sentimentos positivos como alegria, união e família são pontos que podem fazer a diferença na hora do consumidor escolher de quem vai comprar.

Usar de ações que otimizem suas páginas de produtos, assim como capturar os dados dos clientes para ofertar promoções especiais entre outras vantagens é muito vantajoso também, mas para isso você vai precisar de um CRM Data Driven. Clique aqui e conheça a solução da Iris.

O mais importante é usar da criatividade para não ser mais do mesmo nessa época de tanta visibilidade, se destacando na multidão para alavancar suas vendas neste Natal.