Automação de Marketing é o uso de tecnologia para automatizar ações e processos de marketing, reduzir trabalhos manuais e aumentar a eficiência das ações. Podemos considerar a Automação de Marketing a principal ferramenta para nutrir e avançar os leads até o momento da compra.

O que é Automação de Marketing

Existem muito mitos sobre o que é uma Automação de Marketing. Por isso, é importante esclarecer sobre o que estamos falando.

Muitos pensam que qualquer ação realizada automaticamente (como seguir de volta ou agendar postagens em redes sociais) já sejam Automação de Marketing em sua forma plena. Outras pessoas acham que é um robô que vai fazer tudo pelo profissional, e não será necessário revisitar a automação depois de pronta.

Automação de Marketing significa entender e agir de forma personalizada e escalável com as pessoas que interagem com sua empresa em diferentes canais online.

É entender exatamente o interesse do Lead e seu estágio de compra, dando a ele todas as informações de que precisa em determinado momento de maneira automatizada.

Você pode ler um pouco mais sobre automação de marketing clicando aqui.

Mas, quais os reais benefícios de utilizar uma automação de marketing?

1. Segmentação e personalização.

Com as campanhas de automação, é possível segmentar os Leads por muitos critérios, como cargo, empresa, segmento, momento de compra etc.

A partir dessas possibilidades de segmentação, sua empresa pode personalizar muito melhor a comunicação, fazendo com que o lead esteja no momento certo de compra para ele, que muitas vezes não é igual a outro lead.

O resultado, na prática, é um relacionamento muito melhor com a sua marca, agregando valor à cada etapa e mantendo os Leads ansiosos pelos próximos emails.

2. Nutrição do lead

É comum nos depararmos com a situação de um lead não estar no momento ideal de compra. Ele pode simplesmente ainda não ter orçamento ou ainda não ter nem percebido que tem um problema e precisa resolvê-lo.

Em todos esses casos, são Leads que não estão prontos e que não irão comprar agora, mas podem vir a comprar em breve. O relacionamento ainda é valioso nessa situação, já que muitas vezes o que falta é sua empresa educá-los, fornecendo mais informações para gerar a vontade da compra.

Também pode ser só uma questão de timing mesmo. Nessas situações, continuar próximo, agregando valor, é o suficiente para gerar credibilidade e manter sua empresa na cabeça do potencial cliente quando o momento de compra chegar.

A automação permite fazer esse relacionamento de forma eficiente e com poucos esforços.

3. Monitoramento

A automação de marketing permite o monitoramento do envolvimento dos utilizadores com a sua plataforma, permitindo diagnosticar possíveis problemas e solucioná-los a fim de aumentar as suas vendas.

Isso eu já vi acontecer na prática. Em um trabalho antigo meu, percebermos uma erro na versão que tinha sido subido porque muitos clientes entraram em uma automação de carrinho abandonado, erro corrigido as vendas normalizaram.

Você está pensando em começar a automação de marketing na sua empresa? Clique aqui e conheça a ferramenta da Iris para ultra segmentação e relacionamento com a sua base de clientes.