Este texto é tanto para você que já está familiarizado com o termo CRM, quanto para você que nunca sequer ouviu falar sobre. Mas vale relembrar um pouquinho, pois para entender o que é um CRM Data Driven, é importante primeiro entender do que ele evoluiu. 

Mas o que realmente é um CRM?

É uma sigla para Customer Relationship Management, que significa fazer uma gestão completa de vendas, marketing, atendimento e todos os pontos de contato com seu clientes.

Ou seja, diferente do que muitos acabam se confundindo, CRM é na verdade uma prática a ser exercida dentro das empresas para gerir seu cliente em sua experiência com a marca.  

O que vemos muito no mercado são plataformas de CRM, é aqui que temos a confusão. Essas plataformas nascem para automatizar e facilitar a vida de quem usa essa prática. Você pode fazer ela de forma manual, em planilhas, papel e caneta, mas não precisamos quando se existe tecnologia, né? Por isso empresas criam essas plataformas que tornam as coisas, digamos, mais fáceis. 

Assim você pode fazer gestão do funil de vendas da sua empresa, gestão de clientes, canais de relacionamento e análise de resultados. 

Tá, mas e o Data Driven?

Consultando mais uma vez o nosso tradutor aqui, “data driven” significa praticar uma cultura orientada por dados. Ou seja, quando você consegue pegar dados (seja do seu clientes ou do seu negócio) e consegue transformá-lo em informação útil para suas futuras estratégias. 

Mais uma vez o conceito é na verdade uma prática que pode sair do papel de diferente formas. Existem inúmeras plataformas que ajudam a organizar e facilitam a visualização desses dados, como as Customer Data Platform, ou plataformas que captam esses dados de canais de relacionamento, como os Analytics das redes sociais.

Quando a tomada de decisão das suas ações estão sendo pensadas a partir dos dados que você tem, você já está começando a construir uma cultura data driven.

CRM Data Driven

Agora que tivemos essa introdução, nós temos dois lados:

1 – De um lado temos uma plataforma de gestão de relacionamento com seus clientes (prospecção, interação e análise)

2 – E do outro temos uma plataforma focada em inteligência de dados (captar dados, organizá-los e criar uma visão ampliada de tudo que você tem de informações)

O CRM Data Driven nada mais é que uma junção dos dois, uma plataforma que centraliza os dados que você tem do seu cliente, cria visões únicas de cada um e ainda te oferece ferramentas completas de relacionamento e ultra segmentação para suas futuras campanhas. 

Ficou mais fácil de entender, certo?

Agora vamos expandir um pouco mais isso, o que eu encontro num CRM Data Driven?

  • Capacidade de unir dados de diferentes fontes e organizá-los em um único espaço. 
  • Uma visão única de cada um dos seus consumidores
  • Por ter acesso a muitos dados, você possui a possibilidade de trabalhar com ultra segmentações em suas campanhas. Ou seja, segmentações para grupos ainda mais específicos de clientes.
  • Mensageria: ferramentas de relacionamento (SMS, notificações push e  e-mail)
  • Você também pode automatizar e personalizar para conversar de forma única com seus consumidores.

Mas no que isso contribui para a minha empresa?

1 – Higienização da sua base: sua lista de clientes organizada e de fácil acesso para criar suas estratégias

2 – Visão única de seus consumidores: ao ver cada cliente de forma única, em uma tela só, você pode começar a pensar em diferentes comunicações personalizadas pois vai ter mais facilidade de enxergar suas informações

3 – Campanhas personalizadas: a ultra segmentação te dá a oportunidade de criar campanhas assertivas. A mensagem certa para o cliente certo. 

4 – Retenção: você gasta muito para captar novos clientes, por isso é importante começar a colocar a retenção como estratégia macro de sua empresa. É muito mais barato reter do que ir atrás de clientes novos (caso queira saber mais, acesse este post aqui)

Como ta essa curiosidade? Quer entender mais sobre? Ou quem sabe conhecer o nosso CRM Data Driven e começar de uma vez a transformar seus dados em informação?

Pode trocar uma ideia com a gente através deste link aqui: quero conhecer a Iris.