reter clientes é mais barato que conquistar novos?

Philip Kotler, um grande visionário consultor de Marketing, dizia: ‘Manter um cliente custa 5 a 7 vezes menos do que conquistar um novo’. Analisando a frase, fica clara a importância de se reter clientes e traçar boas estratégias com esse objetivo.

Porém, por que é mais caro vender para um novo consumidor? Por que é interessante priorizar a fidelização? É o que veremos neste post. Confira!

A jornada de compra pode demorar e ter um custo alto

Até que um cliente finalize um pedido na sua empresa, toda uma jornada é percorrida. O contato deve reconhecer um problema, avaliar os sintomas, procurar por soluções, tirar todas suas dúvidas, escolher a melhor oferta e, enfim, fechar a compra.

Esse processo deve ser desenhado e bem planejado pelas empresas, sendo necessário um investimento que pode ser considerável. Para atrair um potencial cliente ao site, por exemplo, é preciso investir em Marketing Digital, campanhas de anúncio, envios de e-mail marketing ou estar presente nas redes sociais.

Essas estratégias apresentam ótimos resultados e devem sim ser feitas por sua empresa. Porém, o que estamos falando é que um cliente que fez uma compra, já passou por todo esse caminho e, portanto, novos pedidos se tornam mais fáceis e com custo menor.

A empresa já possui um relacionamento com o cliente

Outro ponto que mostra a influência da retenção de clientes no menor custo de vendas é que a empresa já possui os dados de contato dos consumidores. Para converter um visitante em lead é preciso coletar dados, como nome e e-mail. Essa coleta necessita de estratégias que podem ter um custo.Já com os clientes da marca os dados são conhecidos e há um relacionamento construído. O que é preciso ser feito é um fortalecimento desse vínculo, sempre pensando em gerar a melhor experiência possível para cada consumidor.

Reter clientes aumenta as indicações de novas compras

Para que as empresas tenham sucesso nas vendas é preciso destinar um investimento para as campanhas de marketing. Elas ajudarão a aumentar o conhecimento da marca e na conquista de uma posição de referência no mercado.

Porém, quando um consumidor tem ótimas experiências de compra, tendo as suas necessidades atendidas da melhor forma possível, ele pode começar a atuar como um promotor da marca, compartilhando seus ganhos e atraindo novos consumidores de forma orgânica. Acaba se tornando um verdadeiro fã da marca!

O custo de aquisição é maior do que o de manutenção

Por fim, devemos lembrar que há um indicador de desempenho muito importante quando falamos em atrair novos consumidores: o Custo de Aquisição de Cliente. O CAC, como também é conhecido, representa o valor necessário para se atrair e converter um novo cliente para a marca.

É fundamental ter o conhecimento desse indicador e manter uma boa frequência de monitoramento para avaliar como as suas estratégias estão surtindo efeito.

Para calcular o CAC você deve somar todo o investimento feito em uma ação e a quantidade de novos clientes trazidos por ela, dividindo o primeiro parâmetro pelo segundo.

Comparando a aquisição com a retenção, vender para um novo cliente é mais caro do que manter um atual. O relacionamento já é presente, os dados já são conhecidos e as ações são direcionadas.

Portanto, como vimos em nosso artigo, reter clientes é muito importante na entrega de bons resultados para as empresas. Não estamos falando que as ações de atração não devem ser feitas. Mas, não basta atrair e não conseguir reter!

Para isso, é importante que você analise as experiências dos usuários, faça pesquisas de satisfação e tente sempre tomar ações para melhorar os relacionamentos e a percepção da marca pelo consumidor. Dessa forma os resultados serão bem interessantes e sua empresa terá um maior reconhecimento no mercado.

O CRM da Iris Data Driven Marketing permite estabelecer um diferencial competitivo sustentável através da propriedade da audiência e do uso efetivo dos seus dados. Você se comunica com o cliente certo, no momento certo e pelo canal certo.

Acesse www.somosiris.com e conheça nossa solução.