Data driven, em uma tradução literal, significa “direcionado por dados”. Isso quer dizer que as decisões e ações são feitas em números e dados, e não em “achismo”. Dessa forma, data driven marketing é direcionar suas ações de marketing por dados.

Como o marketing era antes?

Há alguns anos, quando os profissionais de marketing começaram a trabalhar com Marketing Digital, ficavam impressionados com a quantidade e a facilidade de informações possíveis de se obter. Porém, por algum tempo, cometiam um erro muito comum: acessavam os dados para olhar o que aconteceu, exploravam com entusiasmo as ferramentas e tentavam fazer relatórios bonitinhos.

E na hora de definir as próximas ações? Basicamente, se apostava no feeling. Deixava ativo o que estava dando certo, parava o que não estava e pensava em novas campanhas para melhorar os resultados.

Não podemos dizer que era uma forma ruim para se trabalhar. Muitas dessas ações davam certo e geraram resultados positivos. Mas muitas entravam no grupo que não deu certo.

Só que toda essa informação não pode servir só para relatórios bonitinhos, certo?

Depois que começaram a surgir cursos, e os profissionais passaram a ganhar experiência e estudar melhor cada canal e seus analytics, eles começaram a entender tudo que estavam abrindo mão.

Todos esses dados e informações são sim importantes para olhar para o passado e entender o que aconteceu. Porém, sua grande importância é olhar para o futuro e direcionar as próximas ações.

É preciso usar os dados para reverter o que não está bom, potencializar o que está gerando resultados e embasar novas ações.

Assim, você deixa de ter uma atuação baseada em achismo e entra no caminho do data driven marketing. E este é o motivo do porque o CRM Data Driven é o futuro do Marketing.

A evolução chegou

Nos últimos anos, tivemos uma grande evolução em termos de conceito de consumidor. Os clientes deixaram de ser uma variável estática que apenas consumia conteúdo para algo mutável, que produz suas próprias referências.

Esse movimento pode ser entendido como uma consequência da transformação digital. Hoje, boa parte dos nativos digitais (pessoas nascidas na era da tecnologia digital) está entrando no mercado de trabalho e criando o perfil do novo consumidor.

Essas pessoas já não estão estão interessados apenas na qualidade de produtos e serviços (que para eles nada mais é que uma obrigação da empresa), seu principal interesse é ter uma experiência positiva com a marca e criar relacionamentos.

Os consumidores da era digital não realizam suas compras baseando-se apenas em um anúncio que lhes foi exibido em qualquer mídia de seu uso. O novo consumidor busca informações em outras fontes, como resenhas em sites especializados, redes sociais, fóruns e outros, para assim compor a sua decisão de compra pelo item A ou B.

Com isso, para que uma empresa consiga crescer ou manter sua posição no mercado, é preciso adotar táticas diferentes, adaptadas à nova realidade digital. 

O uso de um de CRM Data Driven Marketing é uma ótima maneira de lidar com esses desafios, uma vez que você se baseia em dados de comportamento do seu consumidor, para oferecer o produtos certo, no momento certo e pelo canal certo.

O grande ponto positivo de uma ferramenta dessas é conseguir captar e centralizar todos os dados de consumo daqueles que interagem com a sua marca. O resultado disso, alinhado com as ferramentas de relacionamento de um CRM, é uma plataforma completa para transformar dados em informações.

Quer saber mais sobre data driven marketing?

Temos um artigo super completo que explica melhor a lógica “data driven marketing” para aqueles que estão com pressa e querem entender melhor o assunto. Para ler, clique aqui.

E para os curiosos de plantão, o que acha de conversarmos para apresentar o nosso CRM Data Driven?

somosiris.com