Covid-19 e marcas: ações que estão contribuindo com o mundo

Pandemia não é briefing.

Essa frase resume bem uma das ideias deste texto. A situação atual não infere uma obrigação de posicionamento e muito menos de oportunidade comercial. Essa realidade mostra que o impacto que uma marca causa, nada mais é que um pilar construtivo de movimentos que podem impactar o futuro.

A relelevância e a presença na sociedade mostram que é responsabilidade de uma grande marca mover indústrias consigo para trabalhar em prol de toda a população. Este é o momento de mostrar que a influência não é apenas persuasiva suprindo necessidades, um marca existe para contruibuir e participar da jornada de seu cliente. Principalmente quando o destino de boa parte do mundo está em jogo.

Pensando nisso, reuni movimentos bem interessantes que marcas relevantes estão fazendo ao redor do mundo. Espero que eles sirvam para valorizar e inspirar você e sua empresa. Saca só:

Se você for policial, bombeiro, paramédico, enfermeiro, funcionário hospitalar ou pesquisador, você pode ir em qualquer Starbucks do mundo que você vai ganhar um café. Mas como nem todos esses profissionais têm tempo de ir a algum desses estabelecimentos, os funcionários estão montando mini forças tarefa e levando cafés para locais de atendimento à infectados. 

Além disso, a Starbucks Foundation vai doar 500 mil dólares para ajudar a linha de frente americana no combate ao vírus. 

Hospitais públicos estão recebendo garrafas da AMBEV, mas calma, não é para o happy hour do pessoal da enfermagem. A empresa está produzindo álcool gel e está doando! As fábricas que produzem cerveja deram lugar para a produção deste produto que está em falta no mercado. Atualmente São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro estão recebendo as doações. 

Os profissionais da saúde estão em constante perigo pela sua participação efetiva no auxílio a quem estiver infectado. Pensando nisso, o Walmart transformou o estacionamento de suas lojas em Chicago em um ponto de atendimento para estes profissionais. A ação é um teste para que mais para frente outros Walmart possam ajudar estes profissionais que estão colocando sua vida em risco todo os dias.

A Reserva está produzindo máscaras através de suas fábricas usando o seu tecido! A ideia é contribuir com a escassez desse material utilizando a sua própria linha de produção e a de outras empresas parceiras.

Vão ser distribuídas 10 mil máscaras para comunidades carentes do Rio de Janeiro.

O AirBnb identificou que muitos profissionais da saúde têm se desclocado para regiões que precisem de auxilio e isso têm ocasionado mais gastos. Por isso a empresa liberou moradia gratuita para estes profissionais, agora o grande e caro deslocamento pode ser resolvida ao solicitar no aplicativo um local para ficar.

A ação já estava acontecendo involutariamente por parte dos próprios hosters que estavam entrando em contato com a empresa para liberarem suas moradias. Regiões da França e da Ítalia foram as primeiras.

Muito estabelecimentos comerciais correm perigo de ir a falência por causa do isolamento, principalmente os menores e de segmento alimenticio. Pensando nisso a Stella Artois começou movimento “Apoie um restaurante”. Com o apoio da ChefsClub, foi criado um site chamado apoieumresturante.com.br e nele você pode comprar vouchers para estes restaurantes, a ideia é fazer o dinheiro circular agora (melhorando a saúde financeira deles) e que o cliente utilize a sua compra no futuro.

E para fechar com chave de ouro, temos a J.K Rowling, autora dos livros de Harry Potter (que cresceu tanto a ponto de virar uma marca, certo?), que liberou a licença de seu livro para que professores tivessem liberdade para utilizarem em suas video aulas e ainda pudessem postar em sites de hospedagem de vídeo. Vendo que a educação está tomando medidas para se adaptar ao isolamento, essa “open licence” é uma atitude muito legal visto que os professores terão oportunidade de eternizar sua aula na internet sem medo do ban de direitos autorais.

Sim, tem muita coisa foda acontecendo no mundo. Relevância se conquista, principalmente com ações impactantes que nem essas.

Curtiu? Lembra de mais alguma ação legal? Troca uma ideia com a gente através do marketing@somosiris. Valeu!


One Response

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *