Imagino aqui que todos já devam ter ouvido alguns podcasts ou, se não, pelo menos já ouviram falar sobre (obrigado SXSW de 2018 e 2019 por impulsionar tanto o conhecimento sobre eles). Não sabemos ao certo o que tem nesse tipo de conteúdo, mas aparentemente ele tem ganhado uma força incrível na Internet como formato alternativo (e até mesmo complementar) aos vídeos. 

Diferente dos vídeos, os podcasts são mais flexíveis. O fato de ser apenas áudio nos faz prestar mais a atenção e ainda nos dá liberdade para fazer outras coisas enquanto consumimos o conteúdo. 

Ah, e uma breve dica: se você ainda não criou o hábito de ouvir podcasts, tente por de fundo enquanto faz algo. Desde se exercitar correndo até jogando video-game. Aproveite essa flexibilidade que o podcast te dá para consumir esse conteúdo de maneira super fácil 🙂

Agora, quais ouvir? Se você já trabalha com marketing, pensa em trabalhar com (ou simplesmente curte o assunto) trazemos para você os 10 melhores podcast para você ouvir (na minha mais humilde opinião, claro):

Braincast

Começando por um dos mais populares. O pessoal do B9 é quase o ancião dos podcasts aqui no Brasil. Eles começaram cedo e hoje tem um portfólio bem grande de conteúdo. O Braincast fala sobre comunicação de uma maneira geral, seja em publicidade, fake news e até no seu aspecto mais cultural. Os temas de cada episódio sempre são sempre muito criativos! Vale a conferida. 

Marketing Swipe File with Dave Gerhardt

A Drift é uma empresa de Conversational Marketing americana que possui uma produção de conteúdo incrível. Quando se trata de podcast, esse é com certeza uma referência. Cada episódio conta com um convidado que o Dave Gerhardt (ex VP de Marketing da empresa) entrevista. São papos curtos com um tema central e que fluem tranquilamente (lembrando que este aqui é para os poliglotas de plantão, totalmente em inglês).

Resumo de livros de negócios, marketing, finanças e desenvolvimento pessoal

O nome do podcast é realmente esse (é sério). A Idiomus é uma plataforma que ensina inglês através de resumo de livros. Portanto, em cada episódio você aprende sobre um livro diferente (lembrando que ler é importante, ok? Não leiam só resumos!).

https://open.spotify.com/show/3AtOEMMrKmvemnVG4PYQgm

Código Aberto

Esse é um dos meus favoritos (e mais um do B9). Cada episódio é uma entrevista com um profissional brasileiro do mercado. São sempre pessoas com cargos muito importantes em empresas que diariamente impactam as pessoas. O papo sempre envolve tanto a trajetória do profissional quanto os seus feitos no cargo atual. Os episódios tem mais de uma hora, mas valem a pena. 

Breaking Brand

O Buffer é uma plataforma que auxilia em estratégias e planejamento de marketing digital, principalmente de Social Media. No podcast, eles contam a história de uma empresa chamada Pattern Brands (ex Gin Lane), que migrou de um modelo de agência/estúdio de design no Brooklyn para um hub de marcas proprietárias que tem como objetivo fazer as pessoas aproveitarem melhor o dia-a-dia de suas vidas. Uma história fantástica (English Alert!)

Fodcast

Esse é o podcast do Caio Carneiro. Peraí que vou pegar a bio dele do Linkedin para vocês: “Empreendedor, investidor, palestrante e Autor do Best Seller Seja Foda! Livro de negócios mais vendidos do país.”. E além de tudo isso ele também é podcaster! Além de conversas com profissionais de diferentes campos, o Caio também aborda diversos assuntos nos episódios. Certamente ele vai contribuir com você em algo. 

Guerras Comerciais

Esse é o mais “diferentão” da lista. Cada episódio conta a história de uma batalha entre marcas. Tem Nike vs Adidas, Facebook vs Snapchat, Coca-cola vs Pepsi. É bem legal e, contrastando com os outros da lista, ele tem um formato de narração – possui um narrador que conta, explica e apresenta os personagens da história. Rico em detalhes!

Guncast

Empreendedor, empresário ou comediante? Na real, o Murilo Gun é os três. Ele conhece muito de criatividade e estudou na Singularity University (faculdade futurista com presença forte da NASA e Google). Seu podcast não podia ser diferente: ele fala de tudo um pouco, desde livros, entrevistas e até conceitos que ele admira. Cada episódio é um aprendizado diferente. 

Caixa Preta

E você acha que só de questões técnicas vive um profissional? As vezes é preciso um pouco de cultura inútil (ou não tão útil) para ampliar suas referências, ainda mais porque saber do que as pessoas riem ou gostam também faz parte do dia-a-dia de alguém que trabalha com marketing. Esse podcast é puramente humor e conteúdo que não vai te mandar pra Harvard (ou talvez vá). Arthur e Pedro comentam sobre coisas que estão acontecendo no mundo e de quebra contam várias histórias. Bom para dispersar e dar uma risadas. 

Snacks

Óbvio que teria aquela propaganda básica né? O Snacks é o podcast da Iris que fala sobre marcas, dados, tecnologia e um pouco de tudo que orbita o universo do marketing. Em cada episódio nós conversamos com um profissional do mercado que vai, de alguma forma, contribuir com quem estiver ouvindo. São bate papos curtos mas com muito conteúdo, recomendo assistir. 

Valeu mesmo por ler até aqui, tentei ser bem amplo nas dicas porque trabalhar com negócios, comunicação e marketing envolve muito mais do que conceitos técnicos. O mais interessante é ouvir a experiência de outras pessoas e marcas para entender o que realmente tem funcionado e encher nossas cabeças de insights. 

Caso queira recomendar um podcast ou trocar uma ideia com a gente. Só dar um grito lá no marketing@somosiris.com!