Por que devemos nos preocupar em identificar nossos clientes?

Num contexto de mercado em que o consumidor está cada vez mais exigente, compreender as necessidades e preocupações dessas pessoas  é um divisor de águas para a sua empresa se manter competitiva. A organização que passa a relevância deste processo se sobressai perante a concorrência.

———

Vejamos um exemplo:

Uma agência de marketing possui uma carteira de clientes de diversos segmentos e dos mais variados comportamentos e gostos. Seria estratégico mandar o mesmo tipo de comunicação para todos eles? Com certeza, não.

É bem possível que nessa carteira, você possua pessoas das mais variadas idades e das mais variadas classes sociais. Além disso, é presumível que dentre elas, exista um grupo predominantemente homogêneo, que apresentam características em comum.

Ao descobrir essas características, você passa a identificar de forma exata o tipo de perfil do seu cliente. Mas o que isso muda na minha estratégia de vendas? A resposta para isso é: tudo.

Quando sua empresa passa a entender o perfil do seu público, você adquire informações valiosíssimas que servirão de insumo para desenvolver estratégias assertivas. Conhecendo o perfil do seu consumidor, todas as ações de marketing irão se adequar àquele determinado interesse, visando proporcionar uma ótima experiência e um bom retorno financeiro para sua organização.

Seu cliente é muito mais do que um comprador

Uma boa estratégia de marketing tem como premissa básica entender que o consumidor é muito mais do que um simples comprador. Ele é a oportunidade de trazer recursos para o seu negócio, aumentar relevância da sua marca e a incentivar a indicação gratuita entre clientes e pessoas próximas a eles.

Mas além disso, o que mais essa estratégia  traz de benefícios?

  • Promover a capacidade de tratar cada cliente de maneira única (e isso vai aumentar a fidelidade deles e a chance deles continuarem comprando contigo);
  • Propaganda gratuita: um cliente satisfeito indica para amigos, familiares, além de divulgar uma boa experiência com a marca.
  • Aprendizado contínuo: a cada venda, você percebe uma visão diferente do produto, serviço ou até mesmo da forma de atendimento. Receber um feedback, seja negativo, neutro ou positivo, são excelentes formas de melhorar e corrigir possíveis falhas no processo de venda como um todo.
  • Retorno do investimento: conseguir usar as informações dos seus clientes no dia-a-dia é uma virada de chave no marketing. No momento que você consegue segmentar de maneira fácil seus clientes, identificar suas preferências, quem está ativo e não está, sua performance de marketing vai saltar.

Mantenha os dados atualizado

Parece óbvio, mas esse é fator principal para criar bons relacionamentos e manter suas ações de marketing propositivas. Embora você tenha contatos atualizados, existem clientes que foram acionados há mais de dois anos, por exemplo, e possivelmente esses dados não estão corretos.

O ideal é entrar em contato com sua base de clientes a cada três meses para atualizar os dados, solicitando apenas as informações básicas para o processo, sem pressionar o cliente ou trazer questionamentos desconfortáveis.

Nesse sentido, é importante escolher uma solução de dados que faça a correção, validação e atualização de forma segura e otimizada. A atualização de dados cadastrais garante uma maior proximidade entre o negócio e o consumidor.

Como já vimos no artigo sobre segmentação, personalização e aumento de receita, a identificação correta do cliente é o primeiro passo para propor novas ideias e criar campanhas ultrassegmentadas, a fim de atingir pontualmente determinado cliente, que por algum motivo, navegou pelo site mas não converteu.

A Iris, plataforma de Data Driven Marketing do hub 4all, traz em seu escopo principal a utilização de dados para propor uma melhor identificação do seu cliente e otimizar a relação entre marca e público.

De maneira prática, a plataforma traz os dados dos clientes de diversas fontes e organiza esses dados de maneira simples e intuitiva. Conte com Iris e personalize cada vez mais o relacionamento que você tem com seus clientes. 

Referências:

Satisfação do cliente, entenda para ser o melhor

Conhecer o cliente faz sua empresa crescer

6 formas de melhorar o processo de identificação do cliente

O que é Marketing de Relacionamento e por que ele é importante para sua empresa

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *