Em algo precisamos concordar, a economia data-driven fez as equipes de marketing se adaptarem ao marketing moderno, que depende principalmente de dados para construir campanhas assertivas, buscando atingir de forma personalizada os seus consumidores. O surgimento desta nova economia fez estes clientes assumirem como verdade que cada marca e empresa sabe – e lembra – quem eles são, o que já fizeram, e o mais importante, o que eles querem. 

Algo que é de extrema importância para poder adequar as suas estratégias a esta nova realidade é conseguir visualizar todas as interações que um cliente já teve com a sua empresa a partir de uma visão única de cada um deles. Através dessa visão, é possível atuar de maneira precisa e cirúrgica na comunicação segmentada com cada tipo de consumidor. Existe uma plataforma especializada em fornecer esta visão de cada cliente, é o que chamamos de Customer Data Platform (CDP). Mas afinal, o que é CDP?

O QUE É CUSTOMER DATA PLATFORM?

Customer Data Platform (CDP) é um tipo de software que cria um banco de dados de clientes unificado que é acessível a outros sistemas. Os dados são extraídos de várias fontes, limpos e combinados para criar um perfil único de cliente (o chamado Single Profile). A maior parte dos dados dos consumidores estão armazenados em silos diferentes, seja de maneira organizacional ou tecnológica, que não foram projetados para compartilhar esta informação. Desta maneira, fica muito difícil ter uma real visão de cada cliente sem uma ferramenta que possa unificar estes dados. 

O Customer Data Platform unifica não somente os dados de comportamento e consumo online de cada cliente, mas também de qualquer ponto de contato que o mesmo teve com a empresa, seja online ou offline. Capturando dados de diversas plataformas e consolidando as informações relativas à mesma pessoa, é criada uma visão clara de cada consumidor. Utilizando alguns identificadores únicos de cada cliente, o CDP armazena estes dados para acompanhar o comportamento desta pessoa ao longo do tempo, proporcionando a equipe de marketing criar campanhas segmentadas e assertivas. 

O CDP coloca o marketing no controle direto da unificação dos dados, auxiliando a garantir que esteja de acordo com as suas exigências. Os CDPs utilizam tecnologias especializadas e processos que são criados precisamente para suprir as necessidades de uso de dados para o marketing. Isso proporciona uma solução mais rápida e mais eficiente do que tecnologias tradicionais que tentam resolver diversos problemas simultaneamente. Além disso, os dados que são armazenados também pode ser utilizados por outros sistemas para que criem análises ou utilizem as informações para gerenciar as interações dos consumidores com a sua marca. CDPs existem pois possuir a propriedade sobre os dados dos consumidores se tornou crucial para os negócios.

QUAL A IMPORTÂNCIA DE UTILIZAR UM CDP?

Profissionais e especialistas de marketing sabem que coletar e atuar utilizando informações unificadas do cliente não é algo fácil. Aliás, só algumas poucas empresas realmente conseguiram integrar totalmente as suas bases de dados que contém informações de seus consumidores. O resto está lutando e batalhando com tecnologia, estratégia, habilidades do time e outros obstáculos para o sucesso. 

Entretanto os clientes não sabem ou não se importam com esses desafios. Se a sua empresa ou marca não atingir as suas expectativas, eles irão assumir que você não se importa com eles, e irão atrás de outra empresa que acreditam que irá tratá-los melhor. Se as outras marcas ou empresas realmente vão lhes proporcionar uma experiência melhor, isso realmente não importa, uma vez que você tenha perdido estes clientes, será necessário o dobro de trabalho para conquistá-los de volta. 

Comparado a outras ferramentas já conhecidas pelas áreas de Marketing dentro das empresas, o CDP torna-se a plataforma ideal para conseguir ter uma relação segmentada e assertiva com seus consumidores.  Entenda a diferença entre CDP x CRM x DMP e qual a relação entre elas .

QUAIS SÃO OS PRINCIPAIS BENEFÍCIOS DE TER UM CDP?

Ter um CDP para a sua empresa traz diversas ganhos não só para a sua equipe de marketing, mas para todo o seu negócio. Aqui elencamos 5 das principais vantagens em utilizar um Customer Data Platform: 

  1. VISÃO ÚNICA DO CLIENTE – CDPs foram desenvolvidos com o propósito de coletar e unificar dados de uma grande variedade de fontes, com o objetivo de formar uma visão do comportamento e características dos consumidores através de diversos dispositivos e canais. Esta visão do cliente pode levar o seu negócio e a sua relação com os seus clientes para onde a sua empresa quer chegar.
  2. AGILIDADE – Um CDP possibilita a organizações conectar tecnologias e ferramentas que se adaptam aos consumidores que estão sempre mudando o seu comportamento e as suas tendências de consumo. Focando nos dados dos consumidores, Customer Data Platforms disponibilizam ao negócio as ferramentas necessárias para coletar dados de qualquer base e utilizá-los em real time para proporcionar melhores experiências para os seus clientes.  
  3. DEMOCRATIZAÇÃO DOS DADOS – O valor dos dados dos clientes se estende dentro de qualquer negócio. As áreas de Marketing, Business Intelligence, Atendimento ao Cliente e várias outras dependem da disponibilidade dos dados para levarem o negócio adiante. Um Customer Data Platform democratiza o acesso e a habilidade de utilizar dados em todos os pontos de contato com os seus clientes.
  4. MARKETING E EXPERIÊNCIA DE CONSUMIDOR MAIS EFETIVA – Os clientes estão utilizando cada vez mais canais e dispositivos do que nunca, e possuem alta expectativa que irão ter uma boa experiência com cada marca. Clientes não gostam quando recebem um anúncio online de um produto que já compraram na loja. Utilizando um CDP, as empresas ganham uma completa visão do comportamento do consumidor, proporcionando uma ótima experiência, sem nenhum ponto cego.
  5. EFICIÊNCIA OPERACIONAL – A tarefa de integrar diversas plataformas e novas tecnologias entre si costumava ser algo que tomava bastante recursos, enquanto não era realizada de uma maneira totalmente integral ou exata. CDPs centralizam os dados dos consumidores com integrações rapidamente configuráveis que economizam horas de trabalho. Além disso, as regras de negócio são criadas centralmente em apenas um lugar, e podem ser aplicadas em várias ferramentas, economizando grandes quantidades de retrabalho para a sua equipe. 

Através da conexão de diferentes sistemas e fontes de dados consolidados em uma ferramenta amigável e de uso intuitivo, a plataforma  da Iris, por exemplo, que contempla um Customer Data Platform, promove uma visão completa sobre o consumidor, promovendo uma gestão integrada data-driven para diferentes perfis e realidades de empresas, propiciando, assim, que marcas possam se relacionar de forma inteligente e automatizada com as várias realidades e perfis de clientes que compõem suas audiências. Além disso, por meio do CDP da Iris, uma campanha pode ser elaborada em poucos segundos e distribuída via e-mail, SMS ou push notification para um pequeno grupo de pessoas – ou apenas um contato da base –, conforme interesses, relevância ou quaisquer critérios estabelecidos pela estratégia. 

Referências:

https://www.cdpinstitute.org

https://www.g2.com/categories/customer-data-platform-cdp

https://tealium.com/resource/fundamentals/what-is-a-cdp/