Marketing de relacionamento: o que é e como utilizá-lo?

Já está claro que ter uma boa relação com clientes é fundamental para alcançar melhores resultados. O marketing de relacionamento ajuda justamente na estruturação de uma estratégia de comunicação que faça sentido para o consumidor, além de entender melhor suas necessidades e a identificar oportunidades para uma comunicação que gere aproximação e potenciais consumidores.

É um caminho para saber quais são os canais de comunicação em que o seu público está identificando, por exemplo, a rede social mais adequada para estabelecer uma comunicação e o tipo de informação que fará sentido para determinado cliente.

Além disso, para que o marketing de relacionamento gere frutos, é essencial que o negócio tenha um banco de dados atualizado para que ocorra a identificação correta dos clientes. É através do banco de dados que a empresa vai criar campanhas ultrassegmentadas e investir em formas de gerar a fidelização dos seus clientes.

Esses clientes devem ter tratamento especializado e diferenciado, feito através de um acompanhamento personalizado de forma que a empresa maximize seus esforços para estreitar a relação entre marca e cliente.

É através desse trabalho de identificação que a empresa poderá criar seu próprio plano de marketing de relacionamento, utilizando dados. Como por exemplo:

  1. Entrar em contato com o cliente para oferecer produtos ou ofertas;
  2. Parabenizar o cliente em datas especiais e oferecer desconto exclusivo;
  3. Criar planos de fidelidade para promover a proximidade com a marca, entre outros.

Resumindo: o marketing de relacionamento visa ampliar a proximidade da empresa com o cliente, propondo a fidelização dos clientes. E, mais do que isso: torná-los defensores e divulgadores da sua marca ou produto.

Abaixo, separamos algumas ferramentas muito utilizadas para a estratégia de marketing:

E-mail marketing

Essa ferramenta pode ser customizada e usada para diferentes estratégias. Com e-mail marketing, é possível oferecer conteúdos relevantes e que agreguem valor para seu cliente. Além disso, esse tipo de ferramenta mostra como sua marca pode ter um papel relevante na vida do consumidor ressaltando benefícios, como: promoções, campanhas, descontos, lançamento de novos produtos e etc.

Programas de Fidelidade

Entre a estratégia de relacionamento offline, os programas de fidelidade são os mais utilizados. Mas como funciona?

Supermercados, farmácias, restaurantes e até mesmo hotéis utilizam esses programas para fidelizar seu cliente e torná-lo próximo da marca. Os programas de fidelidade trazem desde de descontos até ofertas exclusivas através de atendimentos personalizados e pesquisas de satisfação.

Redes Sociais

As redes sociais estão sendo muito utilizadas como ferramenta de interação entre usuários e marcas. Através dessas redes, é possível que as empresas divulguem suas mensagens, novidades e ofertas para uma audiência cada vez maior, possibilitando alcançar novos público e comunicar-se de maneira ágil.

Para que essa estratégia dê certo, é importante manter a interação com seus seguidores, ou seja, não basta apenas responder comentários, é fundamental trazer conteúdos relevantes para seu público e promover um diálogo.

O sucesso de um plano de marketing de relacionamento de uma empresa está diretamente ligado a quantidade de esforço da marca dedicada a aproximação com o cliente, de forma a compreender as necessidades e desejos do seu público, permitindo potencializar o aumento de vendas e a obter reconhecimento de parte por parte do mercado e dos concorrentes.

Assim, a empresa terá um feedback do público, um melhor relacionamento com o cliente e entender se o seus consumidores estão satisfeitos ou não com relação aos produtos ofertados e serviços prestados e disponibilizados no mercado.

Referências:

https://www.mlabs.com.br/blog/marketing-de-relacionamento/

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *