Customer Relationship Management Marketing (Gestão de Relacionamento de Clientes) engloba todo o ecossistema que auxilia e dá suporte às equipes e profissionais de marketing a construírem e gerenciarem o relacionamento com seus clientes.

———-

O que é CRM?

Antes de conceituarmos o que é um CRM de Marketing, é fundamental termos conhecimentos sobre o que é um CRM. Da sigla Customer Relationship Management, em português, Gestão de Relacionamento do Clientes, CRM é um método de se gerenciar os clientes dentro da sua empresa que te permite ter controle e conhecimento sobre cada um, além de conseguir explorar esse conhecimento para conduzir ações personalizadas e coerentes com o estágio de vida deles.

O que é CRM Marketing?

Customer Relationship Management (CRM) Marketing é o termo que se refere às estratégias e táticas, bem como as tecnologias que suportam a execução dessas estratégias e táticas, que as equipes e profissionais de marketing utilizam para gerenciar o relacionamento com seus clientes durante seu ciclo de vida. O principal objetivo do CRM Marketing é melhorar e otimizar o relacionamento com os clientes para melhorar e aumentar a fidelidade, retenção e receita durante o ciclo de vida dos clientes. 

Para conseguir aplicar uma Estratégia de CRM, as empresas procuram um software de CRM que lhes permita centralizar toda a informação sobre seus clientes num único lugar, entregando de maneira simples e rápida as informações necessárias sobre os clientes, bem como insights e alguns permitem, ainda, você engajar seu cliente, por dentro da mesma plataforma. 

Conhecimento e Insights + Engajamento = CRM de Marketing

Para uma boa estratégia e execução de CRM de Marketing, nós acreditamos que são necessários duas soluções:

A primeira, uma solução que irá te possibilitar conhecer profundamente os seus clientes, e gerenciar todas as informações que você possui de cada um. Essa solução deve coletar os dados dos seus clientes em tempo real de diferentes locais, sejam estes presentes no seu site, e-commerce ou plataforma de e-commerce, app mobile ou na sua ferramenta de mensageria; ela deve organizá-los e padronizá-los, e, por fim, consolidar todas essas informações em um perfil único de cada cliente, o que chamamos aqui na Iris de Single Profile.

Com uma solução dessas, você vai ter controle sobre o ciclo de vida de cada cliente, se são clientes engajados com sua marca ou não, se são clientes VIPs ou não, etc. 

A segunda solução deve ser de engajamento. Com todo o conhecimento necessário sobre cada cliente da sua marca, você deve utilizar essas informações para construir um relacionamento personalizado, garantir que todos os contatos com os clientes estejam adequados para o ciclo de vida dele e ter ter certeza de que você está explorando ao máximo todo o potencial que cada cliente possui com sua marca. Essa ferramenta deve te permitir criar jornadas e automação de marketing, permitir se comunicar de maneira multicanal e mensurar a performance das suas campanhas.

Quando essas duas soluções forem implementadas, você terá um sistema de CRM que vai entrar em circuito na primeira interação que um cliente tiver com sua empresa e continuará atuando em toda sua jornada e ciclo de vida. O sistema automatizará a captura de dado de cada cliente, bem como suas atividades, e irá possibilitar que conteúdo personalizado e relevante seja levado a cada cliente. Esse conteúdo varia conforme cada cliente, seus interesses, interações e estágio na jornada da sua marca.

As empresas precisam ter em vista para suas estratégias de marketing um trabalho de CRM. Ter a capacidade de explorar cada cliente em seu banco de dados e maximizar o valor capaz de extrair de cada um, mantendo uma experiência fantástica e relacionamento personalizado é uma mina de ouro.

O Customer Data Platform da Iris provém as duas soluções que sua marca precisa: de conhecimento e insights e de engajamento. Numa única plataforma, sua marca pode coletar e padronizar os dados dos seus clientes, criar uma visão única de cada um e personalizar o engajamento.

Referências: